Notícias > Iluminação, muito mais do que simples luz

Iluminação, muito mais do que simples luz

A Luz Solar é um elemento fundamental para todos os organismos vivos, pois dela dependem para sobreviver. Para os seres humanos é vital pois interfere em vários aspectos da nossa vida através de estímulos visuais que vão variando desde que acordamos até ao deitar consoante o horário e ambientes. A percepção das cores, o nosso humor,  a nossa qualidade de sono, são apenas alguns exemplos de influências ativas da Luz a que estamos sujeitos diariamente.

No inicio do dia onde temos um período mais calmo, a iluminação natural tem temperaturas de cor mais baixas que rondam os 3000K (tom avermelhado). Ao meio dia a temperatura de cor registada é bem mais alta, atingindo a faixa dos 5000K (tom branco) e é nesta altura que estamos no auge das nossas actividades. Com o decorrer do dia a temperatura da luz vai diminuindo, permitindo assim que o nosso organismo entre num período de menor actividade até ao repouso.

Por este motivo a iluminação representa um papel essencial nas diversas situações vividas no dia a dia, sendo a temperatura de cor um fator determinante na forma como visualizamos os objectos, interpretamos as cores e a atenção que dedicamos em cada período ao longo do dia. Quanto mais alta for a temperatura da cor (tons brancos), mais alerta e atentos estaremos.

Assim sendo a iluminação artificial deve ser equacionada e aplicada em consonância com o que obtemos da luz natural, assegurando os níveis de luz necessários garantindo desta forma o conforto visual.

Nos nossos dias a maioria das actividades que realizamos são executadas em espaços fechados. Esta realidade obrigou-nos a repensar a abordagem que fazemos na iluminação dos espaços no momento da conceção do projecto arquitectónico, estando presente uma preocupação constante na qualidade de iluminação de cada espaço tendo em conta a sua utilização primária. Design e conforto, são assim, aliados na busca permanente de iluminação artificial.

Uma iluminação inadequada poderá ter como consequências nefastas a fadiga, irritabilidade, cefaleias, perturbações sono entre outras sendo que estes sintomas serão verificados com maior frequência nos locais destinados ao trabalho, como escritórios, ambientes fabris etc..

As principais variáveis a ter em conta para a correta iluminação de um espaço são: o tipo de construção, quantidade de iluminação natural existente, as características reflectivas do material que reveste as paredes e tetos e respectivas cores aplicadas, posicionamento das luminárias.

A execução de um projecto luminotécnico seguramente ajudará na implementação de iluminação adequada, ajustada e que garanta economia no consumo.

O projecto luminotécnico para garantir bons resultados deverá contemplar entre outros os seguintes pressupostos:

1-) Criar um ambiente confortável e de bem estar para o utilizador

2-) Garantir harmonia global do projecto de iluminação, coexistindo de forma natural a função decorativa e a função funcional.

3-)Reproduzir fielmente as cores dos objectos e do ambiente

4-) Alcançar nível de iluminância adequado à utilização do espaço

5-) Optar por luminárias que cumpram a função e que em simultâneo promovam a economia no consumo.

Um projecto luminotécnico que preveja a instalação de Leds poderá permitir uma economia na ordem dos 70% de energia.

A Brilumen tem uma equipa disponível para o orientar na escolha da melhor solução para cada situação, podendo realizar o estudo luminotécnico e de eficiência energética do seu projecto.

Consulte-nos!

 

Artigos Relacionados:

Iluminação decorativa

Vantagens Iluminação LED

Iluminação Exterior

 

+ de 1000 projetos

realizados com a presença da Brilumen

+ de 100 parceiros

distribuidos pelo mercado EU e EAU