PT EN ES FR

Iniciar Sessão

Lighting emotions!

Deve iluminar da forma mais homogénea possível esta divisão evitando a formação de sombras ou áreas menos iluminadas, podendo optar pela instalação de pequenos focos no tecto distribuídos uniformemente.

Para iluminar um quarto tenha em conta os diferentes usos que lhe poderá dar como por exemplo, leitura, romântico, para estudo, funcional ou simplesmente para relaxar e descansar.

Para se conseguir uma boa iluminação ambiente concilie a intensidade com a temperatura de cor da luz. Se pretende um ambiente acolhedor e de intimidade opte por uma iluminação suave e quente, já se a sua opção é um ambiente leve e airoso opte pela luz mais branca e clara.

O efeito romântico obtêm-se através de luz indirecta.

Se existir uma televisão no quarto não se esqueça de prever uma luz suave que deve utilizar sempre que o aparelho esteja ligado. Desta forma evitará o cansaço ocular ao anular o contraste entre o brilho do aparelho de televisão e a escuridão.

Para que obtenha bons resultados na leitura tenha em atenção o seguinte: se existe um local próprio no quarto destinado à leitura deverá contemplar um candeeiro de pé ou similar que garanta uma boa luminosidade; se pretende ler confortavelmente na sua cama deve colocar lâmpadas com intensidade regulável nas laterais preferencialmente com braço articulável para permitir o ajuste da luz onde mais necessita, eliminando sombras.

Iluminação de pequena dimensão nas mesinhas de cabeceira revelam-se também essenciais garantindo a luz necessária na hora de deitar e levantar da cama. Poderá ser uma opção optar por pequenos apliques de parede nas laterais da cama.

Tenha em atenção que apenas um ponto de luz no tecto irá criar um ambiente desconfortável para quem está a tentar descansar, criando sombras e fraca iluminação onde é realmente necessária. Este tipo de iluminação não permite a leitura.

Se o seu quarto não tem muita luz deverá optar por pintar as paredes de cores claras sendo que o branco é a cor que fornecerá mais luminosidade. As cores quentes proporcionam a sensação de preenchimento do espaço e as cores frias transmitem uma sensação de frescura e espaço aberto.

 

Artigos Relacionados:

Iluminação Decorativa

Iluminação na cozinha

Vantagens luminação LED

Brilumen