Human Centric Lighting

O dia começa a ganhar cada vez mais ritmo, à medida que as horas passam e a intensidade da luz aumenta. Mas é com a primeira luz do dia que se ganha o impulso para tudo o que vem a seguir.

E é assim que começa o ciclo circadiano (uma espécie de relógio biológico), muito influenciado pela luz - natural ou artificial. A iluminação tem uma relação muito importante com a sua disposição e bem-estar, muitas vezes sem se aperceber. Se for desadequada, provoca uma desregulação do ciclo, o que pode ter consequências como alterações hormonais ou interferências no sono.

À medida que o dia vai avançando, a luz vai definindo os espaços e dando personalidade a cada compartimento, que tem o seu propósito individual. Quando chegar ao seu local de trabalho, deve contar com uma luz apropriada, suficientemente forte para estimular a concentração, a vitalidade e o desempenho, mas igualmente confortável, para que se sinta bem. Com o Smart Lighting pode controlar os ambientes luminosos de sua casa, em cada compartimento, através do seu dispositivo móvel. Desta forma pode também estar a par do estado da instalação e do seu consumo energético, em tempo real. O paradigma mudou: a iluminação deixou de ser feita para o local e passou a ser feita para o humano e o seu bem-estar. Surge assim o conceito Human Centric Lighting.

Ao regressar a casa, tem um espaço confortável à sua espera, com uma luz que se adapta às suas necessidades. O Smart Lighting respeita o seu ritmo e permite-lhe adaptar a intensidade e temperatura da luz, para que o seu dia termine de uma forma relaxada. Ao entardecer, com o pôr do sol e com uma luz artificial a tornar-se automaticamente mais quente, o seu organismo prepara-se para a chegada da noite, do sono e da necessária regeneração.

Assim se completa um ciclo, natural e feliz.

 
Desempenho humano ao longo do dia.

 


Influência da luz do dia no corpo humano.

 

No SMART LIGHTING, existem 3 níveis de controle da iluminação inteligente:

 

No nível mais baixo, podemos apenas integrar sensores de presença e luminosidade em luminárias “stand-alone” (apenas para a gama Oris e Siftos). Estes permitem diminuir a potência e fluxo luminoso em função da presença ou não de pessoas e da luminosidade dentro do local (CorridorFunction). Com a “Corridor Function”, a diminuição do fluxo luminoso é gradual até atingir 10% do seu fluxo nominal, sendo que quando deteta uma pessoa, a luminária regressa aos 100% instantaneamente. Este sistema permite uma poupança de energia adicional considerável e um rápido retorno do investimento.

 

Num nível intermédio, podemos usar um módulo BASIC Smart Wireless integrado em cada luminária. O dispositivo permite ligar ou desligar a luminária, regular o fluxo luminoso, ou regular a temperatura da cor. Pode-se acrescentar um sensor de movimento ou luminosidade na luminária. A regulação das luminárias pode-se fazer de três formas: através de um comando de parede wireless, com um Touchpanel instalado na parede, ou através de uma aplicação no telemo´vel ou tablet.

 

O FULL Smart é um sistema mais avançado que permite programar e controlar as luminárias à distância, desde o outro lado do mundo, graças a uma Gateway que comunica através de internet, orientada a edifícios com sistemas de iluminação mais avançados. Este sistema permite detetar falhas em luminárias avariadas no edifício. É possível fazer algumas operações de diagnóstico e manutenção através do sistema FULL Smart. É possível programar o comportamento do sistema incluindo parâmetros da própria localização onde esta´ instalado, tais como por / nascer do sol, e parametrizar automaticamente horários em cada dia do ano usando um relógio astronómico. Com o FULL Smart, podemos integrar vários atuadores no sistema tais como push buttons, sensores de movimento ou de luminosidade, tudo isso controlado de forma remota através do seu dispositivo móvel.

 

TUNABLE WHITE - HUMAN CENTRIC LIGHTING

Com a integração de LED Tunable White nas luminárias, também é possível programar a regulação automática da temperatura de cor da luz ao longo do dia, influenciando o ciclo circadiano das pessoas, com benefícios para a sua saúde.


Variações de temperatura de cor clara e intensidade de luz ao longo do dia.

 

TUNABLE WHITE VS DIMMING

Com a nova tecnologia Tunable White, uma diminuição da corrente e consequentemente do fluxo luminoso, não implica uma mudança da temperatura da cor, como acontecia na tecnologia anterior.

 

É possível aplicar soluções de SMART LIGHTING em todas as luminárias Brilumen que admitem a regulação do fluxo luminoso através do protocolo DALI.

A modernização da iluminação dos seus projetos não passa apenas pela aplicação de tecnologia LED, mas sim por uma iluminação biologicamente eficaz. A Smart Lighting da Brilumen oferece uma iluminação semelhante à luz natural do sol em espaços interiores, onde passamos cerca de 90% do tempo. Não abdique dos benefícios na luz natural, instale-a dentro dos seus projetos!

A equipa da Brilumen está ao seu serviço para o(a) ajudar a implementar o sistema de Smart Lighting no seu projeto, e assim investir num futuro mais promissor, mais saudável e mais eficiente.

 

Saiba mais e faça o download do folheto completo sobre o "Human Centric Lighting":